quarta-feira, 25 de março de 2009
Essa é só para dar inveja....
Hoje temos um jantar pequeno para vinte e cinco pessoas, e uma das sobremesas é a torta de pêras com amêndoas, sorvete de baunilha caseiro e calda de frutas vermelhas ao calvados.
É ou não é para matar de inveja?
Era uma vez....
Olha só o artigo que o Demian escreveu para o jornal da "Doc Dog", é longo, mas é lindo demais, vale a pena... E a foto incrível é da nossa querida amiga Thelma Vilas Boas.
No reino da gastronomia
“… e lá estava minha Rainha com seu lindo cabelo prateado. Ela abria as portas de seu reino, um elevador de madeira e metais dourados, com um grande sorriso e um abraço bem apertado para cada um: minha mãe, meu irmão e eu. E eles logo chegariam: primos, tias, tios, amigos e quem mais quisesse vir.
Um almoço especial nos aguardava… comida perfumada: alcachofras recheadas, brochette de frango com maça e bacon, coelho ao molho de vinho tinto e ameixas... a charlote russa.... pão italiano sobre a mesa...copos de cristais e uma garrafa de vinho com um guardanapo amarrado...a louça inglesa... a cozinha com aqueles aromas que só este reino tinha. Isso tudo porque era um tradicional domingo. Ela não preparava um almoço, isso era amor, carinho, atenção, generosidade infindável e vida... um momento que aguçava nossos olhares.
A mesa do jardim de inverno sempre com seus aperitivos e drinks... ameixa com bacon, queijos que nós crianças não comíamos, castanhas, o uísque que vinha dentro de um saco roxo e dourado, o preferido do nosso Rei, ao lado de uma balde de gelo. Era uma sensação de festa. De repente, a Rainha reaparecia da cozinha e anunciava: ”O almoço está servido”. Sorriso estampando, família reunida, amigos, comida, muita comida, mesa barulhenta. Ela estava feliz, morangos imersos em sua taça de vinho... Que mesa! Tantos almoços, festas e banquetes. Muitas risadas e carinho. A luz do sol já fraca ainda entra pela janela da sala de jantar, quase por do sol, e no último minuto alguém mais chega para se unir a nós. Todos felizes e alimentados... este é o meu reino da gastronomia....!”
Sim, foi com a minha avó, a Vó Tuna, que tomei gosto pela cozinha. Não somente pela cozinha, mas pela a arte de sentar-se em uma boa mesa. Pode parecer um pouco de saudosismo, porém não abro mão de uma comida de verdade que emocione, uma mesa sólida e posta como se tivesse visita em casa todo dia. Como é bom poder jantar olhando para seu prato, as cores e brilho de cada ingrediente e a boca já começa salivar.
Uma pena hoje termos perdidos o contato com o ritual de ceiar. Os comensais de ontem, hoje são apenas bocas matando a fome. Claro, o nosso dia-dia, a indústria alimentícia e os restaurantes mudaram. Dentro de casa, nós, os antigos comensais, esquecemos de sentarmo-nos a mesa, comemos anestesiados pela imagem da TV e com os celures a postos. Trocamos o convívio real pelo convívio virtual. Tempo para transformar alimentos in Natura em uma gostosa comida caseira é escasso, as horas de convívio dentro da cozinha e na mesa de jantar foram substituídos pelo mundo virtual dos bate-papos e Orkuts da vida. Corremos para a comida pronta, ensacada e lacrada. Só não se sabe que hoje o que é vendido nos supermercados é puramente sal, açúcar, amido, goma xantana, essências, aromas e gorduras transformados em potes de requeijão, molhos de tomate, sucos, sorvetes, embutidos, e pães.
E quando a proposta é nos prepararmos para comer fora nos deparamos cada vez mais com um serviço enxuto: toalha de mesa é algo raro, taças de cristal e talheres de prata só encontramos nas feirinhas de antiguidades. Damo-nos por satisfeitos com um jogo americano de papel com o logo do restaurante, talheres e taças marcados pelo tempo de uso e guardanapos de papel fino. Os cardápios nos deixam com água na boca e emocionados... consomé de carne e torrada de melba de bacon, foie gras de canard simplesmente “poché” ao pinot noir... risotto de caviar de berinjela sobre espuma de alho confit tostado...O prato chega e ao olhar bate aquela decepção, o caviar de berinjela é a semente da berinjela e a espuma realmente é só uma espuma! Sem falar no sabor que muitas vezes não emociona. Um amigo quando se empolga com a comida diz: Humm... que delícia, sabores! Como é bom sair de um restaurante e nunca mais esquecer aquele prato que comeu. Faz tempo que não me emociono. Não, mentira! Emociono-me com a conta, sempre de três dígitos!!!
E porque não voltarmos para a feira semanal de rua, a nossa cozinha, parar de investir em racks, home theaters e internet banda larga, comprar uma boa mesa de madeira maciça, cadeiras confortáveis, um aparelho de jantar e lindas taças, linho sempre é bem vindo e reunir nossos amigos e família para um jantar inesquecível. Vamos nos emocionar, sentir sabores, salivar, comer comida de verdade que enche a boca, viver no mundo da convivência real!
Demian Figueiredo
Chef de cozinha do buffet Les Amis e do projeto Les Amis De Portas Fechadas.
Turma da geladeira.
O cantinho da vez vem de dentro da cozinha de Pila Zucca, em especial sua geladeira. A chef do buffet Les Amis adora colecionar fotos 3x4 de amigos e da família. Dá só uma olhada!
http://www.glamurama.com.br/blogpost_mural-20191.aspx
Olha a geladeira da Pila ficando famosa, no modo de vida do glamurama.
Les Amis e C&A
Semana passada foi a vez da criançada com o desfile da C&A kids lá na Daslu. Comidinha de criança é muito bom, né? Além do coquetel fizemos o catering dos baixinhos. Só que na correria esquecemos de levar a máquina...
“Liberté Égalité Fraternité”
O primeiro "portas fechadas" do ano foi uma homenagem ao ano da França no Brasil, quisemos por em prática algumas coisinhas que aprendemos por lá, e modéstia a parte, o menu ficou de dar água na boca!
Veja o que andam dizendo por aí...
Sucesso total...
http://www.youtube.com/watch?v=G0tWGjUaW4Q
Nosso projeto "Les Amis de portas fechadas" continua fazendo sucesso, na edição "Big Apple Em Chamas" tivemos uma convidada inesperada, Renata Simões do programa Urbano deu uma passadinha para nos conhecer melhor, assista no you tube...
terça-feira, 24 de março de 2009
Enfim, mais notícias....
Assinar:
Postagens (Atom)